Institucional

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Matias de Albuquerque, situada na Avenida Juca Batista, nº 3450, no Bairro Aberta dos Morros*, Porto Alegre-RS, iniciou suas atividades em 1934 como: Escola Isolada da Aberta dos Morros.

Em 1940 passou a se chamar Grupo Escolar Matias de Albuquerque em homenagem ao Bicentenário (200 anos) da Colonização Portuguesa. Neste ano, no dia 13 de junho passou-se a considerar oficialmente o dia da criação da escola.

No início, a escola funcionava no prédio em frente, do outro lado da avenida, e em 1941, foi inaugurado o prédio principal de alvenaria que funciona até hoje. Somente em 1973 ( 32 anos depois ), é que a escola foi ampliada, tendo sido construído o prédio secundário, também de alvenaria, logo abaixo do outro.

Por muitos anos, essa escola era a única opção de ensino público desta região até a Restinga. Os alunos, professores e funcionários vinham a pé ou de carroça. A estrada era de chão batido e não haviam muitas casas.

Dentro dos recursos possíveis, a escola procura desenvolver um trabalho de qualidade, buscando parcerias, voluntariado e apoiadores que compartilhem com a comunidade escolar a necessidade de transformar a educação, revendo os valores e formando pessoas mais humanas e cidadãs.

A escola está sempre de portas abertas para a comunidade em geral, agradecendo aos apoiadores, parceiros, voluntários e pais que ajudam de alguma forma nas atividades escolares e extra-currículares. Seu telefone é: (51) 3264-7148 para qualquer esclarecimento e outras informações sobre outras atividades.